O que postar no Linkedin?

16/02/2024

Separei 8 ideias que você pode usar para chamar a atenção dos recrutadores e aumentar a visibilidade de seu perfil

Para chamar a atenção dos recrutadores e clientes no LinkedIn, é importante ter um perfil completo e "vendável", além de interagir na rede, curtindo, comentando e compartilhando conteúdo relevante e de acordo com a sua área de atuação.


1. Conquistas profissionais: Compartilhe suas conquistas no trabalho, como cursos realizados, metas alcançadas, projetos concluídos com sucesso ou prêmios recebidos. Isso mostra seu desempenho e habilidades.


2. Artigos e insights do setor: Compartilhe artigos, opiniões e insights relacionados à sua área de atuação. Demonstre seu conhecimento e paixão pela sua profissão.


3. Participação em eventos: Se você participar de palestras, seminários, congressos ou workshops relevantes para sua área, poste sobre essas experiências. Fale um pouco sobre os assuntos abordados. Isso demonstra seu interesse contínuo em aprendizado e desenvolvimento profissional.


4. Trabalhos voluntários: Se você estiver envolvido em atividades de voluntariado relacionadas à sua área profissional, compartilhe essa experiência. Mostrar seu engajamento com a comunidade pode transmitir valores positivos aos recrutadores. Além de ser uma excelente oportunidade de networking.


5. Realizações acadêmicas: Se você concluiu cursos, certificações ou recebeu algum tipo prêmio de reconhecimento acadêmico, compartilhe essas conquistas. Isso mostra seu comprometimento com o aprendizado e o aprimoramento contínuo.


6. Conquistas extracurriculares: Se você tiver hobbies ou interesses que demonstrem habilidades, compartilhe essas realizações. Por exemplo, se você pratica esportes, toca um instrumento musical ou é envolvido em atividades artísticas, isso pode fornecer uma visão mais abrangente de suas habilidades e competências.

Eu pratico corrida de rua há quase 20 anos, normalmente eu faço algumas analogias comparando a corrida com empreendedorismo e com Linkedin. Exemplo de um artigo que escrevi onde o título foi: Linkedin deve ser pensando com uma maratona, com resultados a logo prazo e não como uma corrida de 100metros.


7. Conteúdo próprio: Compartilhe seu próprio conteúdo, como artigos, vídeos ou infográficos, que sejam relevantes para sua área de atuação. Isso pode ajudar a estabelecer sua autoridade e expertise no assunto.

Mas, nada impede de você compartilhar um conteúdo que achou relevante. Importante: Se for compartilhar o conteúdo de alguém insira os créditos, ou seja, o nome da pessoa que escreveu o conteúdo.

8. Recomendações e depoimentos: Peça recomendações e depoimentos de colegas de trabalho, colegas de faculdades/cursos, clientes ou professores. Isso é uma prova social sobre suas habilidades, competências e principalmente relacionamento.

Dica 1: Não use a mensagem padrão para pedir uma recomendação, faça sua própria mensagem.

Dica 2: Escreva depoimentos e recomendações também. Afinal, networking é uma via de mão dupla 😉

💡 Lembre-se de que é importante manter uma postura profissional e focar em conteúdo que agregue valor ao seu perfil.

Interaja com outras postagens, participe de grupos relevantes e esteja aberto a oportunidades de networking para aumentar sua visibilidade no LinkedIn.

Borá, começar?

Karlá Apráto, Professora e Consultora de Carreira