1. “Meu maior defeito é que sou perfeccionista.” “Não saiu da empresa até terminar minhas atividades.” “Exigir demais de minha mesmo.” Nenhum recrutador acredita nesta resposta, sem contar que esta afirmação transmite falta de autoconhecimento. Você não precisa se diminuir. Mas, deve conhecer bem seus defeitos e falar deles abertamente. Afinal, temos defeitos. Seja sincero e diga o que está fazendo para superá-los.
2. “Meu antigo emprego era horrível.” Falar mal da antiga empresa não pega bem. Além de ser antiético, dá a impressão de que você é uma pessoa intolerante.
3. “Todos elogiam o meu trabalho.” Você pode e deve mencionar os resultados e feedbacks positivos que recebeu, você batalhou por elas! Mas cuidado com o tom das suas afirmações, para não parecer arrogante.Valorize as suas realizações e conquistas, citando exemplos.
4. “Odeio / detesto / Amo/ não vivo sem/ não suporto.” Frases muito carregadas podem dar a ideia de que você é inflexível e agressivo.
5. “Tipo / cara / meu / show!/ massa/ etc.” Formalidade é essencial, principalmente no primeiro encontro. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.
Dica extra: É natural e compreensível um nervosismo inicial, durante a entrevista de emprego. Afinal, você está em um ambiente desconhecido enfrentando uma situação de pressão. Os entrevistadores entendem o nervosismo inicial. Mas, ficar tenso durante toda a entrevista de emprego passa uma imagem negativa.
A melhor maneira para superar essa barreira é a preparação:
- Tenha seus objetivos bem claros
- Pesquise sobre a empresa
- Informe-se sobre o perfil da vaga
- Revise seu currículo
Boa sorte!
Karla Aprato – Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Leia também:
- O que perguntar na entrevista? Parte 2
- 10 atitudes valorizadas na entrevista
- 7 dicas para garantir sua vaga
Comentários
Postar um comentário