Pular para o conteúdo principal

5 dicas para PLANEJAR as METAS de 2014




Buscar um aumento de salário
Encontrar um novo emprego
Desfrutar das férias
Voltar a estudar
Trabalhar menos

Saiba quais estratégias usar para ALCANÇAR seus OBJETIVOS

Comece realizando uma retrospectiva, pois certamente você não alcançou tudo o que planejou para 2013, mas com certeza ganhou aprendizado para desenhar um CAMINHO estratégico e de SUCESSO. Afinal, não existe uma formula mágica, mas sim, PLANEJAMENTO, e para ter um 2014 MUITO melhor que 2013 você DEVE estipular METAS objetivas e estratégicas.

Vamos lá? Pegue uma folha de papel, notebook, tablet ou smartphone e comece JÁ a anotar suas metas, uma a uma.

Conheça 5 estratégias para ALCANÇAR seus OBJETIVOS

1- REFLITA: Como foi 2013 para você?
  • Quais os DESAFIOS enfrentados, e quais foram superados?
  • Identifique as principais HABILIDADES e competências adquiridas em 2013;
  • O que você APRENDEU nas buscas de SEU próprio interesse em se tornar uma pessoa mais desenvolvida e QUALIFICADA?
    E para 2014...
  • O que deve permanecer, e o que deve ser EXCLUÍDO de vez da sua vida?
  • O que deve pode ser melhorado em 2014?  
  • Qual será SEU o objetivo principal? Como você fará para chegar lá?

2- SONHE
Sonhe ALTO, pense GRANDE e estipule metas AMBICIOSAS e REALISTAS, assim você se manterá motivado a buscá-las, já que metas fáceis de serem alcançadas não motivam o suficiente para VENCER obstáculos.

3- Planeje: Não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. A oportunidade não surge da SORTE, ela NASCE do entusiasmo. As CHANCES não surgem do nada, elas são atraídas por quem se EMPENHA em buscá-las. Busque aperfeiçoamento aprenda coisas novas como:
  • Idioma;
  • Pós graduação (presencial ou à distância);
  • MBA ou um curso de idiomas no exterior;
  • Voluntariado (todo aprendizado é válido) ainda mais se você não tem experiência. “Fazer o bem, faz bem.”;

4- AVALIE: Estabeleça critérios para verificar e AVALIAR o andamento de suas METAS. Tendo um planejamento estratégico bem definido, VOCÊ conseguirá visualizar perfeitamente se consegue alcançar seus objetivos a CURTO, MÉDIO ou LONGO prazo, e ainda realizar alterações ou adaptações. O planejamento serve para te dar uma rumo, por isso não deve ser engessado, mas sim flexível, já que sua carreira é uma trilha e não um trilho rígido.  


5- ATUALIZE: Dê um salto em 2014! 

Currículo: Comece atualizando seu currículo. Lembre-se que o mercado é instável, mudam os processos, mudam as pessoas, tudo muda. Então, mesmo que esteja vivenciando uma situação "estável" na empresa, atualize seus principais resultados:
  • Foi promovido? Fez algum curso?
  • Melhorou sua fluência em algum idioma?
  • Participou de algum Congresso/Palestra/Seminário? Quais? Onde?
Contatos: Organize seus contatos online;
  • Não basta ter um perfil no Linkedin é preciso interagir; Participe dos grupos de discussão;
  • Divulgue seu twitter, blog, portfólio ou site nas redes sociais;
  • Pratique networking! Procure pessoas que estejam na empresa, ramo ou posição que você gostaria de estar;
  • Converse com quem realmente pode ajudar a atingir suas metas;
  • Evite pessoas negativas. Junte-se a quem enxerga a vida com bons olhos. Alie-se aos que te apoiam de verdade e que valorizam o seu sucesso.
Seja educado e claro ao se aproximar das pessoas.  Hoje você é avaliado como um todo: pela postura, pelo comportamento dentro e fora das redes sociais, e não somente pelo currículo que carrega.

         QUESTIONE-SE, APROVEITE FEEDBACKS, VALORIZE-SE...

Se você ainda não tem ideia do que quer para sua vida profissional em 2014, calma! Divida o ano por semestre, e planeje os primeiros meses. Sugiro aproveitar os próximos dias para fazer um mergulho dentro de si, pois conhecer-se é o primeiro passo para desenvolver uma vasta capacidade de aprendizagem e evolução. Nada melhor que o fim do ano,  um momento especial para comemorar as conquistas, e para planejar as NOVAS metas para o ano que vai nascer!

Pense nisso...
Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?". Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. Nelson Mandela 


Para sentir a vida pulsando nas veias é necessário: movimento, persistência, atitude, disciplina e foco, ingredientes que dão o fôlego a mais, e que nos permite superar os desafios para ir além. Planeje suas METAS, trilhe seus sonhos! Ajude e valorize as pessoas que encontrar pelo caminho. Feliz 2014!


Karla Aprato - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Consultora de Carreira e Criadora do site Karreira.com 




Conheça o site Karreira.com 

Solicite orçamento gratuito pelo e-mail: contato@karreira.com



Cadastre seu e-mail e fique por dentro das dicas relacionadas ao mercado de trabalho e vagas de emprego.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terceiro Setor: Características e Classificação

O Terceiro Setor apresenta uma complexidade de assuntos relevantes que podem se desdobrar em temas de diversas áreas do conhecimento, desde as ciências humanas até a aplicação da tecnologia da informação na estruturação das redes de entidades.  Características :  Os principais objetivos são sociais, em vez de econômicos; Não distribuem lucro a seus administradores e proprietários;  Possuem alto nível de voluntariado e participação da sociedade; As atividades e objetivos são decididas por seus membros; Organização: São organizadas formalmente; Possuem estrutura interna; Objetivos formais; Distinção entre sócios e não-sócios; A dministram as próprias atividades; Normalmente são regidas por um Conselho;    No Brasil as organizações do terceiro setor classificam como: Empreendimentos sem fins lucrativos Fundações empresariais Igrejas e instituições religiosas ONGs e movimentos sociais O Terceiro Setor, ao contrário de organizações d

O que te atrai?

As possibilidades de desenvolvimento de carreira permanecem no topo da lista dos fatores que atraem profissionais para uma determinada empresa, e são consideradas mais importantes que um salário alto, com bons benefícios. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa feita pelas consultorias LAB SSJ e Clave, realizada com 10 000 pessoas. De acordo com os entrevistados, as empresas mais atrativas são aquelas que oferecem os seguintes itens: 1- Perspectivas de carreira futura (13%) 2- Reconhecimento e valorização (11,5%) 3- Desenvolvimento de novas capacidades, cursos e treinamentos (10,3%) 4- Remuneração competitiva em relação ao mercado (6,9%) 5- Ótimos benefícios (6,7%) 6- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (5,8%) 7- Desafios e responsabilidades relevantes (5,4%) Com base na opinião dos pesquisados, o estudo também listou as organizações brasileiras que mais oferecem os fatores mencionados acima, a saber: 1- Petrobrás 2- Vale 3- Google 4- Coc

Qualidade e defeitos de um bom líder

Segundo pesquisa a capacidade de inspirar pessoas é a principal qualidade de um bom líder. Um levantamento da consultoria Robert Half, realizado com 300 executivos brasileiros, identificou as três principais qualidades de um bom líder, que são:   Capacidade de inspirar outras pessoas  (com 43,4% das indicações)   Ser ético (42%)              Capacidade de tomar decisões (38,9%)      A pesquisa também apontou os maiores defeitos de um líder: Desequilíbrio emocional:  26,4% Arrogância:  19,3% Centralização: 16,4% #FICA A DICA!   Leia também: A essência de uma boa liderança Karla Aprato -  Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada no post não é de minha autoria e que os autores não foram identificados.