A origem dotermo deriva da física, o cientista inglês Thomas Young foi um dos primeiros ausá-lo. Tudo aconteceu quando estudava a relação entre a tensão e adeformação de barras metálicas, em 1807. Resiliência para a física é, portanto,a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofridotensão.
Atualmente resiliência é utilizado no mundo dos negócios para caracterizar pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes "traumas", ou seja, são pessoas que lidam com problemas de forma natural mesmo sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional sem perder a fibra e a vontade de lutar, traduzindo uma pessoa resiliente é uma pessoa "dura na queda".
A pessoa resilientetem grande capacidade de progredir com seus objetivos, mesmo tendo de enfrentar grandes obstáculos, situações desestabilizadoras e problemas graves. É como se a pessoa se adapta-se e se fortalece frente a adversidade acumulando energia para prosseguir vivendo e se desenvolvendo.
A chavepara resiliência está na forma de como você encara as experiências estressantes da vida. Lamentar as situações difíceis só servirá para perder tempo e energia. Por outro lado, se você enfrentar as dificuldades e contra tempos nãocomo o apocalipse, mas sim como fatos naturais da vida será mais fácil e rápido atravessar essas dificuldades e ainda por cima aprender com elas. No final você sairá mais forte e resistente!
O mundo vive em constante mutação, trazendo assim a evolução,mesmo que forçada, no contexto organizacional. As organizações de hoje estão inseridas nesse cenárioextremamente dinâmico e turbulento que exige maior agilidade para adaptação.Mudar passou a ser a palavra de ordem para a vitalidade das organizações. Você está sujeito a enfrentar situações críticas,mudanças que impossibilitam seus planos e projetos e até mesmo umademissão.
Use a criatividade para quebrar arotina e aproveite parte de seu tempo para ampliar seus conhecimentos, isso iráaumenta a sua autoconfiança e sua própria capacidade de resolver problemas.
Prepare-se! pois não há garantia de nada, nós é que temos que nos garantir, tendo preparo e inteligênciaemocional pra lidar com toda essa instabilidade. A resiliência aliada com a adaptabilidade sãoferramentas fortíssimas para crescer emmomentos difíceis, aprender com erro, ter sucesso com fracasso eprincipalmente, saber que sempre teremos a chance de começar de novo e de novo.
Como jádizia Raul Seixas:
“ ...Tente outra vez
E não diga
Que a vitória estáperdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida..”
Karla Aprato - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Leia também: Adaptar-se
Comentários
Postar um comentário