O mundo vive em constante mutação, trazendo assim a evolução, mesmo que forçada, no contexto organizacional. O fenômeno da mudança resulta dessas contínuas transformações que se dão nos campos político, econômico, tecnológico e filosófico ou para atender melhor seu cliente, parceiros e funcionários. As organizações de hoje estão inseridas neste cenário extremamente dinâmico e turbulento que exige maior agilidade para adaptação. Mudar passou a ser a palavra de ordem para a vitalidade das organizações e para evoluir e “sobreviver” neste mutável mundo do mercado de trabalho é preciso muito mais do que um bom currículo.
É natural e necessário planejar, definir objetivos e metas a atingir, cursos e competências a serem adquiridas, responsabilidades que devem ser conquistadas na carreira, MAS...e se o cenário mudar? E se...
1- A empresa em que você trabalha é comprada por outra;
2- O projeto que você está se dedicando foi suspenso;
3- O chefe que te apóia foi substituído/demitido;
4- Você pode ser promovido, transferido de setor, de cargo, e/ou cidade
Daí... o planejamento vai para o espaço, pois as regras mudam, assim como a filosofia da empresa e as pessoas que te apoiavam;
O QUE FAZER? ADAPTAR-SE!!
Adaptar-se ao novo cenário e partir para o plano “B”, “C” ou “D”...As regras mudaram, mas o “jogo” segue! Se não for possível seguir com o antigo planejamento, será imprescindível fazer ajustes para adequá-lo à nova realidade.
É preciso ser flexível para manter-se e evoluir no mutável mundo do mercado de trabalho, além de ser fundamental entender que: "O que se espera pode não acontecer e o que não se espera certamente acontecerá", por isso, que adaptabilidade é tão importante e preciosa.
Adaptar-se é vital para evoluir tanto na vida profissional como na vida pessoal.
“...Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo No mundo...
Não adianta fugir
Nem mentir Pra si mesmo...”
#FICADICA!
Leia também:Como sobreviver a uma fusão ou aquisição
Karla Aprato - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
Comentários
Postar um comentário