O crescente aumento da expectativa de vida, a redução da natalidade, a ampliação dos meios de comunicação entre as pessoas e a velocidade no fluxo das informações são fatores que criam um momento único na história. Pela primeira vez três gerações tão diferentes convivem no mercado de trabalho.
O grande desafio é decifrar os códigos para um melhor entendimento. Os boomers e alguns membros da geração X cresceram em um sistema educativo que colocava ênfase no aprendizado de ferramentas básicas como ortografia, a gramática e a expressão escrita e com uma conectividade reduzida ao rádio, à televisão e ao telefone, além de menos consumismo. Já a geração Y, enfrentou um sistema educativo deficiente no ensino daquelas ferramentas, mas teve acesso a uma conectividade tecnológica infinitamente maior e mais consumismo. Ambas as gerações reagiram da sua maneira racional diante do mundo que encontraram suas diferentes maneiras de perceber o mundo.
Essa diversidade resulta em atritos de convivência. Como, por exemplo, na hora do feedback:
- Os Y esperam feedback de todos no escritório
- A geração X prefere que não intervenham em seu trabalho
- Os boomers tendem ao formalismo da avaliação anual
No livro “Por que tenho medo de dizer quem sou?” De John Powell, no Capitulo: Relacionamentos interpessoais, Harry Stack Sullivan, um dos mais eminentes psiquiatras do relacionamento interpessoal de nossos tempos, propôs a teoria segundo a qual todo o crescimento resulta de nosso relacionamento com os outros. Há uma suposição persistente e erronia de que podemos resolver nossos problemas sozinhos e comandar o navio de nossa vida, mas a verdade é que sozinhos somos apenas consumidos pelos nossos problemas e naufragamos. Um relacionamento só será bom na medida em que for boa a comunicação. E por isso, é preciso identificar e propagar gentileza, ternura, generosidade, sentimentos que demonstrem que pertencemos à mesma espécie. Que nos permitam superar divergências e vaidades para atuar a serviço da qualidade de todas as vidas, em todas as áreas.
Karla Aprato - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
#FICADICA
Karla Aprato - Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas
#FICADICA
Leia também:
Vídeos GERAÇÕES
Comentários
Postar um comentário